terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Abra os olhos e sinta o cheiro das rosas

Ativando o córtex visual melhora o nosso sentido olfativo


Um novo estudo revela pela primeira vez que a ativação do córtex visual do cérebro com uma pequena quantidade de estimulação magnetica EMT realmente melhora o nosso sentido de cheiro. A descoberta publicada no Journal of Neuroscience por pesquisadores do Instituto Neurológico de Montreal e Hospital - The Neuro, Universidade McGill e do Monell Chemical Senses Center, Philadelphia, revisa o nosso entendimento da biologia complexa dos sentidos no cérebro.

"É sabido que há áreas separadas do cérebro especializadas para os diferentes sentidos como visão, olfato, tato e assim por diante, mas, quando você experimenta o mundo ao seu redor, você recebe uma imagem coerente, baseada em informações de todos os sentidos os. Queríamos descobrir como isto funciona no cérebro, "diz o Dr. Christopher Pack, investigador principal no The Neuro. "Em particular, queria testar a idéia de que a ativação de regiões cerebrais principalmente dedicados a um sentido pode influenciar o processamento em outros sentidos. O que descobrimos foi que estimular eletricamente o córtex visual melhora o desempenho em uma tarefa que exige dos participantes a identificar o odor estranho no ninho de um grupo de três. " Este resultado é interessante porque mostra, pela primeira vez, que em um nível básico as estruturas cerebrais envolvidas em diferentes sentidos são realmente interligados em todo mundo - mais do que anteriormente entendido.

"Esse 'cruzamento' de sentidos tem sido descrita em pessoas com sinestesia, uma condição em que a estimulação de um sentido leva à automática, experiências involuntárias em um segundo sentido, levando as pessoas a ver a cor dos números, palavras ou cheiro, ou ouvir os odores, por exemplo, diz o Dr. Johan Lundstrom no Monell Chemical Senses Center. "Agora, este estudo mostra que a cross-fiação dos sentidos existe em todos nós, para que pudéssemos ser considerados sinestésicos a um grau."

Para examinar a possibilidade de que a ativação do córtex visual influencia o sentido do olfato, as pessoas foram testadas em tarefas cheiro antes e depois da aplicação da EMT, um método não-invasivo de estimular áreas do cérebro alvo. A TMS, ou estimulação magnética transcraniana, foi dirigida para o córtex visual usando um protocolo que tinha sido previamente mostrado por pesquisadores da Neuro para melhorar a percepção visual. A EMT já é largamente utilizado no tratamento dos sintomas da doença determinados, e porque a EMT altera a atividade cerebral numa área alvo, que fornece um teste poderoso da hipótese de que a ativação córtex visual muda a percepção olfativa.

Os resultados demonstram que a atividade córtex visual está incorporada no tratamento de odores, provando pela primeira vez uma cruz-fiação dos sistemas visuais e olfativos no cérebro. Curiosamente, a equipe não encontrou evidências de cruz semelhante na fiação entre os sistemas olfativos e auditivos. Isto sugere que a visão pode desempenhar um papel especial em conjugar informação de diferentes sentidos, uma possibilidade que os pesquisadores estão explorando. Além Drs. Pack e Lundstrom, a pesquisa foi realizada por Jahan Jadauji, estudante de mestrado, e Jelena Djordjevic, neuropsicólogo e neurocientista da The Neuro. Esta colaboração entre pesquisadores e clínicos foi possível graças ao instituto The Neuro de pesquisa e hospital.

# # #

Este estudo foi financiado por um Centro de Excelência em Comercialização e bolsa de pesquisa, a Fundação Alfred P. Sloan, o Conselho Sueco de Pesquisa e Ciências da Engenharia Nacional e Conselho de Pesquisa, bem como o apoio da Sra. Anna Engel.

O Montreal Neurological Institute e Hospital:

Public release date: 28-Feb-2012

Contact: Anita Kar
anita.kar@mcgill.ca
514-398-3376 
McGill University

http://www.eurekalert.org/pub_releases/2012-02/mu-oye022812.php

Veja também: Pulsos magnéticos para tratar depressão

http://www.cbremt.com/pulsos_magneticos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário