terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Comparacao EMTr e ECT para esquizofrenia




Avaliação da qualidade e comparação de evidências da eletroconvulsoterapia e a estimulação magnética transcraniana repetitiva para a esquizofrenia: uma meta-análise sistemática.,
Fonte
Schizophrenia Research Institute, 405 Liverpool St, Darlinghurst, NSW 2031, Australia. s.matheson@schizophreniaresearch.org.au
Resumo

JUSTIFICATIVA:
Existem estudos randomizados comparando diretamente os efeitos da eletroconvulsoterapia (ECT) e estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) para depressão e embora a ECT e EMTr também têm sido investigados para sintomas crônicos da esquizofrenia, ainda não há comparações diretas disponíveis.

OBJETIVOS:
Procuramos determinar os benefícios e resultados adversos da ECT e EMTr, comparando tamanhos de efeito relatados em revisões sistemáticas e avaliar a qualidade dessa evidência utilizando diretrizes da GRADE e QUOROM.

MÉTODO:
Incluem-se as revisões sistemáticas com meta-análise, publicados desde 2000, a comunicação dos resultados para as pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo, transtorno esquizofreniforme ou primeiro surto de esquizofrenia. Medline, Embase, CINAHL, Current Contents, PsycINFO e Cochrane Library e busca manual foi realizada. Extração de dados e avaliação da qualidade foram preenchidos por dois revisores independentes.

RESULTADOS:
Cinquenta e três de 58 comentários foram excluídos por não preencherem os critérios de inclusão. Os restantes cinco têm uma baixa probabilidade de relatar preconceito e mostrar que a evidência de alta qualidade sugere um curto prazo, médio e grande efeito do tratamento de EMTr para alucinações auditivas (d = 0,88),  para as pessoas tratadas com antipsicóticos simultâneos. Para a ECT, a evidência de alta qualidade sugere um efeito de curto prazo, pequeno mas significativo na melhoria dos sintomas globais, para as pessoas com ou sem antipsicóticos simultâneos (RR = 0,76). Não há nenhuma evidência de efeitos a longo prazo terapêuticos ou adversos de um ou outro tratamento.

CONCLUSÕES:
Vale a pena considerar a EMTr nos casos em que as alucinações auditivas não tenham respondido aos medicamentos antipsicóticos e ECT, onde os sintomas gerais não tenham respondido aos medicamentos antipsicóticos.

Tradução de: Quality assessment and comparison of evidence for electroconvulsive therapy and repetitive transcranial magnetic stimulation for schizophrenia: a systematic meta-review. Matheson SL, Green MJ, Loo C, Carr VJ. Schizophr Res. 2010 May;118(1-3):201-10. Epub 2010 Feb 1.

Veja também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário